Primeira Reunião de Trabalho

Ontem (04/07) tive a minha primeira reunião de trabalho da Escuela Infantil Municipal A Caracola! E foi la hostia!!! Ou seja, foi altamente!!!

Esta escola e a sua directora realmente são do outro mundo… Quase que nem acredito!

A escola ainda está em obras, por isso todas as reuniões e entrevistas têm-se realizado no Centro Cívico de Feáns (não é uma junta de freguesia, é um lugar onde as associações de vizinhos se podem juntar para, por exemplo, organizar festas, programas culturais, simplesmente falar ou discutir sobre questões do seu bairro).

Quando a Bea, directora da escola/mentora de todo este projecto, nos indicou que entrássemos na sala, deparámo-nos com uma mesa de reuniões organizada desta forma: no centro da mesa estavam dispostos vários livros que teremos de ter como referência e, em cada lugar havia uma pasta vermelha com o nosso nome escrito, a qual continha fotocópias de textos importantes que reflectem a ideologia que se vai tentar implementar na escola, um bloco de apontamentos muito pequeno e um livro de Boas-Vindas (panfleto explicativo que havia sido entregue aos pais na sua primeira reunião), no qual se podiam ler os principais objectivos da escola, pormenores como calendário e horário de funcionamento, regras básicas que os pais devem ter em conta quando levam os seus pequenos à escola – cumprimento de horários, alimentação, quantos babetes, mudas de roupa, etc etc. Só isso me deixou muito surpreendida e mais relaxada (ando um pouco preocupada porque ainda não estou familiarizada com o sistema educativo espanhol, com a bibliografia, enfim…). Assim, já sei o que devo ler, que autores devo procurar, o que saber para melhor e mais facilmente me adaptar a uma nova escola de um país diferente (ainda que sejamos todos europeus e todos latinos, as coisas aqui funcionam de maneira ligeiramente diferente de Portugal).

Depois de analisarmos as fotocópias e de falarmos um pouco da filosofia de Reggio Emília, passámos aos pormenores mais técnicos:

1.  A escola vai abrir dia 02 de Setembro e nos três primeiros dias só vai funcionar das 10h às 15h, que é o período de adaptação à escola para as crianças.

2.  Vamo-nos reunir no dia 01 para preparar umas boas-vindas às crianças e aos pais que, no período de adaptação, têm as portas abertas. Ou seja, podem vir visitar-nos à hora que quiserem e participar de algumas actividades que teremos preparadas para eles.

3.  A escola abre às 07h30 e fecha às 18h30. Estará encerrada durante todos os feriados e nos dias 24 e 31 de Dezembro, na Segunda de Carnaval, bem como no Dia do Maestro (professor). Nos períodos de Semana Santa, Natal e outros (dos quais me vou inteirar depois), a escola só oferece os serviços mínimos, ou seja, das 07h30 às 15h00.

4.  Muita atenção que isto é importante! Porque ainda não tive o prazer de conhecer e trabalhar em nenhuma escola que fizesse isto. Nos dias 28, 29 e 30 de Agosto vamos fazer um Summit!!! Um fim-de-semana em que todos os funcionários da escola se reúnem (num hotel ou algo do género) fora do ambiente de trabalho, para que se conheçam melhor e para fomentar o espírito de equipa, de grupo, de comunidade, através de jogos e actividades pensadas para isso. A ideia base é que se os empregados estão satisfeitos com os seus colegas, com o ambiente de trabalho, com o chefe, então serão muito mais produtivos porque trabalharão com mais gosto. E claro, tudo pago pela empresa!

5.  Quanto a salários, segundo a Bea, a coisa está mais complicada. Como a escola é pública, quem nos paga é a Rede Municipal de Escuelas Infantiles del Ayuntamiento de A Coruña e, por isso, as coisas ainda não estão bem definidas, já que a nossa querida directora está a tentar que nos paguem mais. Infelizmente não nos disse por onde andavam os mínimos… Mas que assim que estiver tudo acertado e conseguir o que quer do Ayuntamiento, nos enviará um e-mail com o nosso horário e salário correspondente.

6.   Outro probleminha são os horários… A directora preferiu ter mais pessoal em cada sala do que o mínimo exigido por lei. Por exemplo, para o grupo de 16 crianças que têm apenas meses, a escola vai contratar três adultos, em vez dos dois habituais. Um sinal de qualidade, no meu ponto de vista! Mas… uma vez que a escola depende de fundos públicos [porque todos os extras que se fizerem numa escola municipal têm que ser obrigatoriamente investidos, seja em aumentos salariais, em material ou em saídas, ao contrário de uma escola privada ou concertada (IPSS em Portugal)], não tem margem suficiente para pagar a tanta gente. Por isso, vão haver vários horários: part-time de 4 horas, 5 horas e meia, e completo de 6 horas e meia. Espero ficar com um horário completo, porque se não, vou ter que arranjar outro par-time (permitido pela escola).

7.  Mas, por outro lado, todo o nosso esforço vai ser recompensado! Isto quer dizer que, se a directora achar que estamos a fazer um bom trabalho, nos dará a possibilidade de, por exemplo, tirarmos um dia (sem que o descontem, claro!), sair mais cedo ou chegar mais tarde de vez em quando, e outras surpresas que não quis revelar.

8.  A escola vai ter salas e grupos de crianças divididos por faixas etárias (0-1, 1-2, 2-3 anos), mas não vai funcionar da forma a que estamos habituados, em que cada grupo tem a sua sala e ali permanece todo o tempo. Cada sala vai ser de todos, como se fosse só uma, mas com vários cantinhos. Assim, por exemplo, a sala X tem uma boa área de Expressão Plástica que vai ser utilizada, se assim o quiserem, por alguns meninos do grupo Y. E se, por outro lado, a alguns meninos da sala Z lhes apetecer ir brincar para a Casinha da sala X e a outros lhes apetecer ir para o Atelier (sim! vamos ter um atelier e uma sala de documentação! Inge, deves saber do que falo :-)), então assim será! Ou seja, os grupos não são de ninguém, são de todos e todos são um único grupo! Heterogeneidade e Mobilidade! Assim funcionam as escolas Reggio Emília.

9.  Todas as mães que quiserem dar de mama aos seus bebés podem fazê-lo à vontade!!! Ou seja, combinando com a escola, podem entrar sempre que queiram para dar de mamar. Se não tiverem possibilidade de o fazer, mas desejem que o seu bebé continue a beber do seu leite, podem trazê-lo que o pessoal da escola estará formado e habilitado para que se faça tudo da forma mais correcta e higiénica.

10.  Todo o pessoal vai ter um Livro de Vida que estará sempre na escola, disponível para quem o queira ler e conhecer-nos melhor. Este livro será feito por cada uma de nós e nele relataremos o percurso que fizemos desde o nosso nascimento até chegar à Caracola, o que não implica que falemos só de trabalho. Eu já sei que vou ter imensas coisas para contar!!!🙂

E pronto, basicamente é isto! A próxima reunião é no dia 18 de Julho, na qual já vamos assinar os contratos.

E também referir que sou a única a quem já foram designadas algumas tarefas: desenhar o uniforme da escola para os adultos (não vamos ter a tradicional bata, mas sim uma calças e uma t-shirt) e organizar as fotografias das crianças para que se possam expor à entrada da escola. Que previlégio!!! Sinto-me muito orgulhosa!

Já agora, uma pequena actualização do post:

A escola está em obras, mas podemos sempre ver algumas fotos de como se irá parecer. Consegui-as no blog da associação de vizinhos de Novo Mesoiro, onde se irá situar A Caracola.

a caracola obras

a caracola plano

a caracola planta

10 respostas a Primeira Reunião de Trabalho

  1. inês diz:

    ok, eu tb fiquei contente com isso tudo, mas espero que nao abusem de ti e te paguem bem e te dêem tempo inteiro!

  2. lenagrosso diz:

    Assim logo no início pensei: bem, eu não faço isto por dinheiro. Se quisesse ser rica não teria escolhido esta profissão. Mas depois o meu lado prático veio ao de cima… É claro que preciso que me paguem bem e me dêem o horário completo! A ver vamos…

  3. Nazaré diz:

    Que espectáculo de edifício!!!! Agora já percebo pq é que se chama “Caracola”.
    Qual é o estado do andamento da obra, a 1ª foto, a segunda ou nenhuma delas?

  4. lenagrosso diz:

    A obra já está completa! Só faltam os espaços exteriores – jardins – e os materiais e equipamentos das salas, cozinha, etc.

  5. ana sousa diz:

    tou muito feliz por ti! muito muito muito! estava a ler o teu último posto e a rir de alegria! Tu mereces! sem dúvida que aquela frase que te escrevi há uns tempos é bem verdade! O universo está a conspirar em teu favor! És a maior! És boa e vais prová-lo! Força!🙂

  6. lenagrosso diz:

    Oh linda! Obrigada!!! Muito obrigada!!! Adoro-te! Obrigada a todos aqueles que me seguem e que me querem! :-* Adoro-vos! Ai que tenho tanto amor para dar!😀

  7. João Grosso diz:

    Também partilho o teu entusiasmo e alegria. Sem querer emiscuir-me nas tuas questões profissionais nem fazer o papel de Velho do Restelo (como os herdeiros do velho moram aqui perto posso ser influenciado!)endereço os meus votos à tua equipa e a ti em especial de que no concreto dos quotidianos que se avizinham o previsível “gap” entre o conhecimento e a sua aplicação no terreno seja mínimo. Acredito nas vossas competências e profissionalismo.
    Beijinhos do pai.

  8. João Grosso diz:

    Quero ver esse design de roupinhas, lol.

  9. lenagrosso diz:

    Estou confiante de que nesta escola a teoria e a prática se complementem, e não se forme gap algum🙂
    Depois de entregar os croquis dos uniformes à directora e, se não houver problema, logo os publico.

  10. Seco diz:

    Adoro o teu entusiasmo, ó furacão talassémico. Queres tu que eu actualize o meu blog e escreves artigos deste tamanho… Beijinhos

    PS: Já a seguir vai sair um artigo sobre “como fazer as malas”. Não tem fotos porque estou de férias e não quero ocupar muito tempo com isto dos computadores. Mas se procurares no youtube já lá estão uns videozitos em meu nome que hão-de ir para o Fotoviajar.

    Mais beijitos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: