Richard Stallman

Na Quinta-feira fui a Vigo a uma conferência sobre Software Livre! Imaginem-me… Eu que não gosto nada de informática e semelhantes…

O convidado de honra e orador principal foi Richard Stallman, fundador do Movimento do Software Livre. Foi convidado para falar do Movimento do Software Livre por ocasião da entrega dos diplomas do Máster en Software Libre de Caixanova.

Fui porque não tinha mais nada para fazer. Mas acabei por aprender algumas coisinhas (que não vale a pena estar a mencionar, porque são um tanto ou nada secantes).

O senhor Stallman parecia um mendigo, mas era gordo demais para isso… Falava um espanhol quase perfeito, com forte sotaque americano. E pareceu-me bastante acessível e simpático, apesar do Joaquim me ter alertado para algumas particularidades do seu feitio (típico de génios ou V.I.P.’s). Comia chocolates e bebia chá a meio do discurso e falava de boca cheia. Gesticulava bastante e notava-se que estava bastante familiarizado com este género de apresentações. Assim que chegou ao palco descalçou-se e andou assim  o tempo todo. A meio da apresentação vestiu uma capa e colocou na cabeça um antigo disco duro, imitanto uma auréola, e intitulou-se de Saint Stallman. Isto porque, se queremos ser fiéis seguidores do movimento temos de cumprir algumas regras, tal e qual uma religião (palavras suas). Pareceu-me um pouco radical e extremista, o que geralmente não é muito bom e não me agrada…

Enfim, é um personagem! O saldo foi positivo.🙂

3 respostas a Richard Stallman

  1. Nazaré diz:

    Conseguiste alguma foto desse personagem? É mesmo um cromo!

  2. lenagrosso diz:

    As fotos que tirei ficaram péssimas porque estava um pouco afastada dele e a minha máquina não foca muito bem. Mas se clicares no nome Richard Stallman vais ter à página da Wikipedia, onde podes ver várias fotos suas.

  3. Lseco diz:

    Esses tipos do software livre são é todos uns talibãs. Até parece que não querem dinheiro. Sim, sim. Querem é roubar o senhor Bill que anda a distribuir a sua riqueza pelo mundo com a sua filantropia. Bem haja, senhor Bill. E estes chocolateiros que voltem para a sua toca.

Deixe uma Resposta

