Bolo de cenoura

Há muito tempo que não publicava uma receita… Tenho-as todas fotografadas, mas não tenho tido muita paciência para escrever sobre elas.

Mas finalmente a vontade apareceu!

Este bolo de cenoura é uma das minhas especialidades. É certo que sai sempre bem e por isso costumo fazê-lo quando comemoro o meu aniversário com outras pessoas ou vou jantar a casa de amigos.

Também o costumo fazer quando o Joaquim se junta com os amigos para programarem pela noite fora (lá nos projectos deles).

É muito simples de confeccionar:

Basta ralarmos 5 ou 6 cenouras, misturá-las com 1 chávena de óleo e outra de açúcar. Depois juntamos e batemos 6 ovos, um a um, e quando a mistura está homogénea (na medida do possível, considerando os pedaços de cenoura) juntamos 1 chávena e meia de farinha, uma colher de café de canela, uma colher de chá de bicabornato de sódio e uma pitada de sal. Não se preocupem que, apesar de grossa, a batedeira aguenta com esta mistura.

Por fim, basta levarmos a massa ao forno, numa forma untada de manteiga, por 40 minutos a 180º.

Às vezes, para os mais gulosos, cubro o bolo com chocolate negro derretido em banho maria com um pouco de manteiga e leite. Que delícia! Que pecado!

Para não se sentirem tão mal, podem cortar no açúcar, um pouco no óleo, utilizar farinha integral em vez de branca e, claro, não pôr a cobertura de chocolate… Fica bom na mesma! Foi assim que fiz este que apresento na fotografia:

bolo-de-cenoura

3 respostas a Bolo de cenoura

  1. ines diz:

    e tinhas batedeira, e forma de bolo para fazer isso tudo?! também quero cozinhar, tenho saudades. aqui a minha cozinha só tem microondas.
    o bolo tem bom aspecto, óptimo para acompanhar um chá

  2. lenagrosso diz:

    Isto foi em Évora. Como disse, estas receitas já as fiz há muito, mas ainda não tinha tido disposição para as publicar.
    Mas tgrouxe batedeira e forma para a coruña!

  3. […] Desta vez não fui procurar nenhuma receita à Internet. Tomei como referência a receita do meu Bolo de Cenoura e fiz algumas […]

Deixe uma Resposta

