NIE: Número de Identificación Extranjera

O NIE é um número único e intrasmissível, de carácter sequencial, escrito num papel verde que basicamente diz que temos autorização para viver e trabalhar em Espanha. Esse número é-nos pedido em qualquer ocasião formal, como abrir uma conta no banco, comprar telemóvel, assinar um contrato de trabalho ou de uma casa, adquirir serviços como a Internet e por aí fora. Basicamente, é o nosso BI cá. Esqueçam o cartão do cidadão português.

Assim, deve ser a segunda coisa a fazer assim que nos mudamos (a primeira, como já referi no artigo anterior, é o apadronamiento, porque precisamos de ter uma morada para ter um NIE).

Seguindo o conselho da Eva fomos para a porta da Polícia às 7h da matina… Fomos os quartos a chegar!

Ao longo dessa hora de espera foi-se formando uma extensa fila de pessoas. Apesar de não nos agradar esperar tanto tempo ao frio ficámos agradecidos por ter chegado tão cedo.

Contudo, assim que abriram as portas a nossa espera tornou-se infundada. Isto porque, assim que a segurança abriu as portas e começou a distribuir senhas, as pessoas que estavam na fila atrás de nós viraram animais e passaram-nos à frente, lutando e empurrando para conseguir uma senha. Esse momento foi tão frustrante!!!

Pronto, lá conseguimos senha e, quando chegou a nossa vez de falar com uma funcionária, esta disse-nos que por sermos comunitários não precisávamos de ter esperado… Ora bolas!

Enfim, para conseguirmos o NIE temos de ter uma fotocópia compulsada (autenticada) do nosso cartão do cidadão, o documento de apadronamiento e uma fotografia tipo passe. Ficam já avisados: levem estas coisas, porque nós não sabíamos (à excepção do atestado de residência) e, como tal, tivemos de abdicar do nosso lugar para ir tratar de tudo.

A fotografia e a fotocópia tirámo-las numa de várias barraquinhas que se encontram mesmo em frente ao edifício da Polícia, do outro lado da estrada. Como eles já sabem…  :)  Seis fotos foram 4€. E a fotocópia do cartão 10 centímos. A autenticação da fotocópia é feita no piso superior do edifício da Polícia e não custa nada.

E já está, com tudo o que precisávamos dirigimo-nos à mesma senhora, sem ter que tirar nova senha, que nos tratou de tudo no momento.

Mas! Não ficou por aqui! Este documento verde que autoriza a minha permanência no país custa 10€ !!! E não posso pagá-lo no sítio nem com dinheiro nem com multibanco. Recebo um recibo, levo-o ao balcão do banco mais próximo, pago e recebo o recibo de volta carimbado. Aí dirijo-me novamente à Polícia, entrego o recibo e recebo o tão importante papelinho verde.

E agora sim, já estou legal!

Às 12h da mesma manhã fomos ter com a agente imobiliária para assinarmos o novo contrato da casa, já com a morada correcta.

2 respostas a NIE: Número de Identificación Extranjera

  1. ines diz:

    por ca o Ricardo tambem teve que arranjar um cartao desses, o NIN national insurance number, que e mais ou menos o cartao fiscal das financas. foi mais facil do que isso e sim estou sem acentos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: